Produto viável mínimo
Um MVP ajuda os empreendedores a iniciarem o processo de aprender da forma mais rápida possível, pois poupa tempo e esforços. Porém, ele não é necessariamente o menor produto imaginável.
Ao contrário do desenvolvimento tradicional de produtos, que geralmente envolve um longo e pensativo período de incubação e busca a perfeição do produto, o objetivo do MVP é começar o processo de aprendizagem, e não finalizá-lo. Ao contrário de um teste de protótipo ou conceito, um MVP foi concebido não apenas para responder questões sobre o design do produto e questões técnicas; Seu objetivo é testar hipóteses fundamentais do negócio.
Um MVP possui três características principais :
- Ele tem valor suficiente para que as pessoas comecem a utilizá-lo
- Ele demonstra o suficiente benefício para reter os usuários iniciais
- Ele fornece um ciclo de feedback para orientar o desenvolvimento futuro
Esta técnica de desenvolvimento assume que os usuários iniciais podem visualizar o produto final a partir do MVP e que o produto deixa abertura para receber comentários e sugestões para ajudar no desenvolvimento de versões futuras.
Este conceito foi popularizado por Eric Ries, consultor e escritor sobre startups, no seu livro The Lean Startup.
[Fonte Wikipedia]